Neste sábado (16), no município de Raposa, um barco não legalizado de pesca que transportava acima do limite permitido, naufragou na saída do cais do município. A embarcação estava indo para Ilha de Carimã.
Blog e páginas no instagram divulgaram imagens e matérias do fato, mas o que não informaram fazendo o uso da APURAÇÃO – que é a etapa mais importante da produção jornalística – é que o barco NÃO ERA DE PASSEIO, E SIM, UMA EMBARCAÇÃO DE PESCA, QUE ESTAVA COM PESSOAS ACIMA DO PERMITIDO ocasionando o afundamento.
O naufrágio aconteceu na saída do cais, não havendo nenhuma vítimas e pessoas feridas gravemente. O barco de turismo que aparece ao lado é dando suporte e auxiliando a retirada das pessoas do mar.
Após a publicação da “matéria” por blog e páginas, os trabalhadores que prestam serviço de passeio na região ficaram preocupados com a propagação dos “boatos” (boato é uma notícia de teor duvidoso, pois normalmente é baseado em informações incompletas e que possuem pouca ou nenhuma verdade).
O Secretário de Turismo da Raposa, Alisson Penha, explicou o fato e explanou que todas as pessoas que trabalham com turismo na região são legalizadas e fiscalizadas pela capitania dos portos, com tripulação capacitada e obedecendo a indicação permitida de pessoas na embarcação. Veja o video:
Comentários: